top of page
Procure por Tag:

A Alemanha no Brasil

  • Gabriela Lima
  • 3 de nov. de 2015
  • 2 min de leitura

Há quase 200 anos os alemães chegaram ao Brasil trazendo entre suas bagagens receitas maravilhosas como a da apfelstrudel (massa folhada de maçã), o chucrute (conserva de repolho) e o bretzel (massa salgada em forma de nó). A cidade brasileira mais conhecida por sua colônia alemã é Blumenau, mas os descendentes de imigrantes estão literamente pelo país inteiro.

Em Londrina, o restaurante mais conhecido por trazer um pouco dessa cultura e culinária é o “Strassberg Tortas Alemãs” (que vocês conhecerão mais em outra reportagem), mas recentemente uma panificadora alemã abriu as portas na cidade, trazendo mais de 200 pratos tipicamente alemães como tortas, patês, queijos, saladas, bolos, sanduíches, molhos e mais uma variedade enorme de pães.

Algumas das opções de pães na Brot

Segundo Karen Ketterer, de 36 anos, dona do espaço junto com seu marido, Jacob Ketterer, de 34, a ideia de abrir a Brot (pão, em alemão) surgiu quando eles começaram a sentir falta de alguns produtos. Jacob, que é alemão e está há quatro anos no Brasil, decidiu pesquisar receitas de pães e bolos com a intenção de fazer para a família. Algum tempo depois, os vizinhos (que sentiam o cheiro das delícias) e os amigos começaram a encomendar. Foi quando o casal pensou que isso poderia virar um projeto maior.

Depois de cerca de três anos, a Brot surgiu com a intenção de trazer para os londrinenses uma opção de pães mais leves e saudáveis. “Tudo que tem aqui foi a gente que elaborou, adaptando os ingredientes e aprimorando para o paladar brasileiro”, conta Karen.

De acordo a proprietária, a panificação é artesanal, não contem conservante, aromatizante ou corante. “Nas padarias tradicionais, o pão é feito através de uma pré-mistura, aqui a gente fez o ambiente aberto para o cliente ver como é realmente feito”, afirma ela. Tem pães que demoram até 16 horas, em média, para serem produzidos.

Entre as diversas opções no cardápio, os produtos que mais são vendidos são os bretzels, os baguetes de nozes e a apfelstrudel. O Schwarzwälder Kirschtorte (bolo floresta negra), como muita gente não sabe, é originário da Alemanha, de uma região que deu nome ao doce, e também é outra opção muito saborosa para experimentar na padaria. A Brot fica na Avenida Duque de Caixas, 1255.

 
 
 

Comments


bottom of page