Tradição londrinense - Feira Livre do "Cincão"
- Natalia Silva
- 11 de mai. de 2016
- 2 min de leitura
Um dos eventos mais reconhecidos da região norte, a Feira Livre do "Cincão" é realizada aos domingos pela manhã na Avenida Saul Elkind, localizada na cidade de Londrina - PR, área conhecida popularmente como Cinco Conjuntos.
A Feira do “Cincão”, surgiu como uma forma de suprir necessidades da população residente nos conjuntos edificados na região, tendo como principal função o abastecimento com produtos hortifrutigranjeiros em geral, como frutas, verduras, legumes, ovos, caldos de cana, cereais, queijos, carnes, indispensáveis à complementação da alimentação familiar. Além de numerosos outros tipos de barracas, como as de pastéis e produtos diversos que compõem a parte correspondente aos camelôs.

Com o crescimento e desenvolvimento da região norte a cada dia, a feira se torna cada vez mais uma grande fonte de fornecimento para a população da região e além de ser uma tradição cultural , tem grande importância local, pois ela oferece grande parte dos alimentos necessários à subsistência familiar, com preços bastante acessíveis, além de garantir ainda, o sustento de muitas famílias que dependem dela para sobreviver.
Guilherme Takeo, de 24 anos é comerciante em uma barraca de pastéis e se diz satisfeito com o que faz. "A satisfação é grande para quem trabalha aqui. Hoje a feira da Saul é simbolo da força financeira da zona norte porque além de contar com o publico da região ela atrai gente ate de outras cidades pela infinidade de produtos e serviços", explica Guilherme.
Com a rápida expansão populacional, o aumento do número de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços, a feira foi também adquirindo maior importância e expandindo-se em termos do número de barracas.

Atualmente a feira livre ocupa 11 quarteirões, sendo subdividida em três setores: a feira de produtos hortifrutigranjeiros, organizada pela CMTU que ocupa cinco quarteirões; os camelôs, sem regulamentação, compreendendo também cinco quarteirões e a feira do produtor, organizada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), com apenas um quarteirão de tamanho um pouco maior que os outros. A feira é realizada todos os domingos do mês pela manhã e segue até há 13 horas.
Comments