Uma fatia da história do Bolo
- Maykon Pereira
- 16 de mai. de 2016
- 1 min de leitura
A guloseima que está presente em diversos lugares como nas padarias, nas docerias, nos supermercados e, principalmente, nas comemorações de momentos especiais de nossas vidas, o bolo é um alimento a base de massa de farinha cozido no forno.
Seja ele quente ou gelado, com recheios e coberturas ou aqueles mais simples, não há quem recuse uma fatia de bolo.
Por ser fácil e rápido de preparar, o bolo doce é o mais popular na mesa do café da manhã, do café da tarde ou até para um lanche na escola ou no trabalho.

O mais conhecido e preferido por todos é o bolo de fubá, delícia típica da casa da vovó. O fubá se trata de farinha fina feita com milho moído, que no brasil o milho já era muito utilizado desde antes do descobrimento e colonização, mas a difusão dessa iguaria se deve muito aos portugueses e africanos.

Os portugueses trouxeram uma tecnologia de preparo mais sofisticada e com a chegada dos escravos africanos, veio a mão de obra. A receita do bolo de fubá era muita usada nas grandes fazendas e foi amplamente difundida por todo o país, tornando-se uma receita típica do nordeste e sudeste do país onde se concentrava a maioria da população brasileira na colônia.
Acredita-se que a elaboração de bolos existia desde o Egito Antigo na forma de pães adoçados e os antigos gregos e romanos o aperfeiçoaram e a diferença entre pães e bolos só veio a ser caracterizada durante o Renascimento.
Comments