Pastel é exemplo da criatividade brasileira
- Vivian Regina
- 25 de mai. de 2016
- 1 min de leitura
Quem nunca esteve na rua e bateu aquela fome e não resistiu a um delicioso pastel?

Seja doce, salgado, frito ou assado o pastel se tornou um exemplo de criatividade brasileira, mas afinal, de onde surgiu? A origem não é muito clara.
Há quem diz que o pastel frito é originário da Europa que durante a Idade Média, havia várias receitas de massas recheadas que eram levadas ao forno. A ideia de fritar o pastel surgiu na Península Ibérica, no fim desse período.
Para um professor de gastronomia do Senac, Marcelo Angele, o pastel é derivado do tradicional Rolinho Primavera da culinária chinesa e do gyosa japonês.
Independente da origem, a guloseima caiu no gosto popular e veio se modificando com a criatividade brasileira. Não existe tamanho ou formato específico, vai de acordo com a fome e a vontade de comer.
Em Londrina, os amantes dessa culinária podem encontrar os mais variados tamanhos e sabores, até um pastel de 20, 30 e 45 centímetros.
O Pastel do Fernando é especializado em inova. Em 1999 a família Teixeira foram os primeiros a prepararem os pastéis feitos artesanalmente a mão. Desde então vêm se preparando cada vez mais, e hoje com duas lojas na cidade recebe elogios de sua clientela.
“Nunca tinha visto um pastel tão grande e tão recheado, eu comi com gosto e hoje o pastel faz parte do meu cardápio, seja pelo menos uma vez na semana”, explica Viviane Luca, hoje, amante de pastel.
O Pastel do Fernando fica localizado na Rua João Pessoa, 130 em Londrina PR.
Comments